Publicidade

Festival Mês da Fotografia promove exposição no Museu da República

Vencedor da mostra vai ganhar prêmio de R$ 10 mil, e arte fará parte do acervo permanente da instituição

03/08/2023 às 09h40 Atualizada em 03/08/2023 às 13h06
Por: Redação Fonte: Agência Brasília
Compartilhe:
Agência Brasília
Agência Brasília

Começa nesta quinta-feira (3) a décima edição do Festival Mês da Fotografia, no Museu Nacional da República, gerido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec). Com o tema Reencontros e Suas Possibilidades, as fotos foram selecionadas para compor a mostra coletiva, poderá ser visitada até 10 de setembro, de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

Imagens foram selecionadas com base em critérios que priorizam a fotografia inclusiva | Foto: Divulgação
Imagens foram selecionadas com base em critérios que priorizam a fotografia inclusiva | Foto: Divulgação

Mais de mil candidatos se inscreveram para participar da exposição coletiva, nas categorias Individual, Ensaio, Jovens Fotógrafos e Fotografia Inclusiva. Foram escolhidas 80 fotografias.

A edição deste ano, além das exposições temporárias, traz um presente especial e inédito ao Museu da República: a diretoria do espaço vai escolher o vencedor com base na temática para ganhar um prêmio de R$ 10 mil, e a obra vencedora vai compor o acervo permanente do espaço.

Representatividade

“O festival tem como premissa a fotografia inclusiva”, explica a artista plástica e curadora da exposição, Denise Camargo. “A gente vai promover uma exposição que tenha representatividade de fotógrafos do Brasil todo. A gente encontrou trabalhos de grupos e temáticas que têm sido sub-representados no Brasil contemporâneo. A ideia é dar o devido lugar, de honra e destaque, em um museu nobre como o Museu da República.”

Também durante o festival é possível participar de palestras, workshops, oficinas, praça multiartes, performances e área gastronômica. Para conferir a programação completa, acesse o site do festival.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários