Publicidade

Última semana para o envio de sugestões da sociedade para a consulta pública sobre norma de referência para serviços públicos de limpeza urbana

Está aberta até a próxima terça-feira, 8 de agosto, a Consulta Pública nº 01/2023 sobre a norma de referência (NR) que abordará as condições gerais...

01/08/2023 às 12h20
Por: Redação Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
Compartilhe:
Informações sobre a Consulta Pública nº 01/2023
Informações sobre a Consulta Pública nº 01/2023

Está aberta até a próxima terça-feira, 8 de agosto, a Consulta Pública nº 01/2023 sobre a norma de referência (NR) que abordará as condições gerais para a prestação, direta ou mediante concessão, dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos. As contribuições da sociedade podem ser envidadas por meio do formulário disponível nolink https://link.ana.gov.br/1l9v4o .

A Consulta Pública nº 01/2023 tem como objetivo aprimorar essa norma de referência, cuja publicação está prevista para 2023, segundo a Agenda Regulatória da Agência para o período de 2022 a 2024 . Para subsidiar as sugestões, estão disponíveis a minuta da NR e seu Relatório de Análise de Impacto Regulatório (RAIR) .

Para esclarecer dúvidas e para mais informações, entre em contato pelo e-mail: cores@ana.gov.br .

O serviço público de manejo deresíduossólidosurbanos (SMRSU) engloba a coleta, transporte, triagem para fins de reutilização ou reciclagem, tratamento (inclusive por compostagem) e destinação final dosresíduosdomésticos e provenientes do serviço de limpeza urbana. O mesmo vale para osresíduosde atividades comerciais, industriais e de serviços que sejam equiparados aresíduosdomésticos por decisão do titular do SMRSU.

ANA e o marco legal do saneamento básico

Com o novo marco legal do saneamento básico, Lei nº 14.026/2020 , a ANA recebeu a atribuição regulatória de editar normas de referência contendo diretrizes para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico no Brasil, que incluem: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

A mudança busca uniformizar as normas do setor para atrair mais investimentos para o saneamento, melhorar a prestação e levar à universalização desses serviços até 2033. Para saber mais sobre a competência da ANA na regulação do saneamento, acesse a página www.gov.br/ana/assuntos/saneamento-basico.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários